INFORMÁTICA - 9 Curiosidades Sobre a Informática

 

O mundo dos computadores evoluiu muito de uns anos pra cá, com a aparição de novas tecnologias, softwares, máquinas cada vez mais potentes, a expansão da internet. É até difícil se imaginar sem essas coisas, não é mesmo?

Mas, como surgiu tudo isso? Como surgiram termos técnicos, os programas, quem desenvolveu? A seguir, trago a primeira parte sobre algumas curiosidades sobre esse universo da computação.

1. O primeiro computador pessoal

altair_8800 O Altair 8800 é considerado por muitos o pioneiro na era dos computadores pessoais. Foi lançado em 1975 e desenvolvido pela MITS (Micro Instrumentation and Telemetry Systems), nos EUA. Tinha como características uma unidade de processamento central com uma memória de 256 bytes e um complexo sistema de operação.

2. A origem dos hackers

mit-campus-view O mais provável é que tenham surgido no MIT (Massachusetts Institute of Technology).  Esse nome era dado aos estudantes aficcionados por complexos sistemas elétricos de maquetes de ferromodelismo. Com o acesso deles aos computadores, passaram a desenvolver pequenos programas e jogos, tudo em nome do desafio de desvendar os segredos da informática.

3. O primeiro software

O primeiro software de uso geral foi o CTSS (Compatible Time-Sharing System), desenvolvido no MIT e apresentado em novembro de 1961. Em 1980, William (Bill) Gates e seu colega de faculdade, Paul Allen, fundadores da Microsoft, compram o sistema QDOS ("Quick and Dirty Operating System") e batizam-no de DOS (Disk Operating System) e vendem licenças à IBM, O DOS é considerado por muitos o primeiro softawe desenvolvido para computadores pessais.

4. A criação do disquete

disquete Em 1967, David Noble, da IBM criou um disco de 8 polegadas e 80 kB que era somente para leitura, mas logo descobriu que a sujeira estragava rapidamente o disco. Assim, criou a capa que encobre os disquetes, e que se tornaram sua marca característica. Em 1975, o tão-famoso disco de 5 1/4 polegadas foi criado, mas a fábrica que o construíu não viu futuro para ele e o projeto foi arquivado. Somente em 1978 estes disquetes começaram a ser distribuídos, e logo se tornaram muito populares. E finalmente, em 1982, a Sony criou o disquete de 3 1/2 polegadas, que funcionavam apenas nos seus computadores. Mas logo outros fabricantes começaram a usar o formato e ele se tornou dominante na indústria. Embora a capa que o recobria agora fosse dura, o disquete continuava sendo chamado de "disco flexível". (Fonte: www.historiadacomputação.blogspot.com)

5. A origem do HD e seus nomes

hd O primeiro HD (305 RAMAC), ou disco rígido na época, foi desenvolvido pela IBM em 1957, com uma capacidade de 5Mb. Em 1973 a mesma IBM lançou o modelo 3340 "Winchester", nome que ficou popularizado e hoje está em desuso.

O nome disco rígido (hard disk) foi criado para ser chamado por oposição a disco flexível (do inglês, “floppy disk”).

 

 

 

 

Vamos a elas.

6. Quem criou o mouse?

1197038886_cd700daf73

O norte-americano Douglas Engelbart, engenheiro eletrônico, foi quem criou o mouse, em 1968. Mas quando sua invenção começou a se popularizar, sua patente já havia vencido, ou seja, ele acabou não recebendo nada pela sua criação.

O primeiro computador pessoal a utilizá-lo foi o Lisa, modelo desenvolvido pela Apple, em 1983.

 

Foto: Bamshad




7. Quem criou o teclado?

teclado Na verdade não foi bem uma criação específica para os computadores. É na verdade uma adaptação do teclado das antigas máquinas de escrever, com alguns acréscimos de comandos. A sua disposição, ou seja, o posicionamento das letras, foi criada pelo norte-americano Christopher Latham, em 1870. Essa combinação é chamada "Qwerty", por causa das letras que iniciam o teclado, e a ordem delas foi desenvolvida segundo o idioma inglês, para combinar os pares de letras mais usadas dessa língua.

 




8. Quem criou a conexão USB

2683644616_b968c9c0e8

O padrão USB (Universal Serial Bus) foi desenvolvido por um consórcio de empresas, entre as quais destacam-se: Microsoft, Apple, HP, NEC, Intel e Agere. O intuito era criar uma conexão entre o computador e vários periféricos sem ter a necessidade de desligamento do aparelho. A primeira versão do projeto surgiu em 1994. O padrão atual mais usado, o USB 2.0 foi lançado em 2000.

Foto: Liam Dunn


9. O desenvolvimento da internet

www Em 1969, cientistas norte-americanso desenvolveram uma rede que interligava computadores, cujo nome era ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency). Originalmente, foi usada para fins militares, devido à guerra fria.

Em 1987, o governo dos EUA acabou liberando o uso comercial da rede, e finalmente, em 1991, nascia a web com o primeiro site hospedado, desenvolvido no laboratório CERN, na Suíça, pelo inglês Tim Berners-Lee, que acabou abrindo mão da patente.

 

 

 

Fonte: www.caixadojunior.com